sexta-feira, 29 de junho de 2007

Perdido na escola


Acho que o Perdido vai ganhar um prémio qualquer pela personagem-tema do maior numero de posts deste blog ( seguir aos filhos claro).

Mais uma vez o Tiago tem uma ideia virtual deste amigo (ou será que a dele é que é real?).

Hoje de manhã disse que iria à terra onde mora o Perdido ao que o Tiago me perguntou de imediato se poderia ir visitá-lo. Respondi-lhe que não porque ele não estaria lá mas sim em Lisboa a trabalhar.

Tiago
(franzindo o sobrolho) - Trabalhar? Mas ele não vai à escola?

(no comment)

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Iogurte


Comprei um iogurte liquido daqueles de meio litro para ir bebendo durante o dia para enganar o estômago em vez de me encher de bolachas. Não sei para que comprei eu tal coisa, ao que sabe mais valia ter deixado um copo de leite esquecido em cima da mesa ao sol durante dois dias e depois beber que era capaz de saber melhor.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Beleza


Um amigo, daqueles que nunca mais vemos mas marcam a nossa vida para sempre, uma vez disse:

A beleza é um acordo entre a forma e o conteúdo.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Começou o Verão


É oficial, começou o Verão: tivemos o primeiro dia de praia a sério. Estava um bocado de vento mas mesmo assim soube muito bem um dia de praia.

Quem sai aos seus...

Queixo-me eu de ter dois filhos que me colocam perguntas difíceis de responder. A curiosidade deles, é na prática, aguçada por mim quando discuto com eles tudo e mais alguma coisa (não esquecendo as excelentes educadoras que têm na escola).

Para além disso quem pode ser conden
ado por não degenerar. Os meus pais têm histórias semelhantes comigo, quando era da idade deles. Eu e um colega meu de infância também tínhamos questões complicadas sobre o quotidiano (a natureza das perguntas era outra mas não nos podemos esquecer que estávamos no final da década de 70, principio de 80, e discutir politica e assuntos relacionados de uma forma aberta ainda era uma novidade).

Senão vejam:
Aos 3/4 anos, ao ver políticos na televisão questionei os meus pais se eram aqueles os comunistas da AD.


Também por essa altura, durante os jogos olímpicos, esse meu amigo de infância ao ver a cerimonia de abertura do evento perguntou ao pai se aqueles senhores
eram todos da APU.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Manicure


Depois de muito pedir, ontem a Marta fez a sua primeira "manicure". Finalmente tem um verniz cor-de-rosa com brilhantes (para criança, claro). Segundo ela, ainda fica a faltar o "coiso para as sumbarelhas" (entenda-se rimel, e não é para sobrancelhas...).




P.S. Ela tentou mostrar as unhas pintadas para a foto, para a qual se enfeitou com todas as suas "jóias".

Portugueses vs chineses


- Mãe, olha sou um chinês. Tenho os olhos em bico e tenho um chapéu de chinês. Sou um chi-nê-ês, sou um chi-nê-ês, sou um chi-nê-ês, sou um chi-nê-ês, sou um chi-nê-ês, sou um chi-nê-ês...

(depois de tempo demais a ouvir a ladaínha, a Marta arranca-lhe o chapéu da cabeça)

- Mãe, esta Marta portuguesa está a chatear-me só porque agora sou chinês!

quarta-feira, 20 de junho de 2007


A Marta é a "beata" lá de casa: não falta a uma missa, não perde a compenetração mesmo quando o Senhor Padre lhe pisca o olho, fica no banco da frente junto às cantoras, quando há procissão (nem que seja à noite) quer ir sempre a cantar, e no final da cerimónia tem sempre de ir dar uma beijinho ao Senhor Padre.

A isto já nos habituámos todos, e principalmente eu que sou quem tem de a acompanhar nestas andanças.

A novidade é o Tiago que agora não se cala que quer ir a Fátima. Quem lê isto parece que esta é uma família muito devota. Nada disso. Eu tive uma educação católica mas tenho uma fé muito própria e o pai dos dois nem sequer era baptizado.

O interesse do Tiago pelas coisas da fé tem uma base mais histórico-teológica. Acho que pensa aqui esclarecer as duvidas dele sobre a criação e muitos outros mistérios do mundo.

Corrida das Fogueirinhas


Aproveito para divulgar a 7ª corrida das Fogueirinhas em Peniche.

Enquadra-se na já habitual corrida das fogueiras (corrida nocturna) mas com outra filosofia. O percurso é menor (6km) e tem a particularidade de não ter classificações nem escalões. Pode ser feita a correr ou a andar e por atletas dos 0 aos 100 anos.

Para quem gosta de actividade física e de aliar a isso um passeio nocturno agradável com a família terminando com uma bela sardinhada, este é o programa certo.

O Tiago e a Marta são participantes assíduos, só não participaram no primeiro ano de vida de cada um deles, por nessa altura terem 2 meses e 1 mês respectivamente. No ano passado, o Tiago já fez a prova toda sem a ajuda do carrinho, mas a Marta parece-me que vai deixar essa peripécia para o ano que vem.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Palhaços


Aquando a organização da festa do seu 6º aniversário, o Tiago manifestou vontade em ter palhaços no evento.

Disse-lhe que ia falar com a mãe de uma colega dele que faz este tipo de animações.

Tiago - Não! Não gosto desses palhaços que só enchem balões e pintam a cara, gosto daqueles que dançam e dizem piadas. Pede à Santa Engrácia e ao Perdido.

Mãe - Mas eles não são palhaços.

Tiago - Não?

Depois de aparecerem nestes trajes ao pé da criança não é de censurar que esta pensasse que eram palhaços, ou era?

Perguntas


Tive a honra de ser assunto de um post do meu amigo Perdido pelas habituais perguntas difíceis das minhas crias.

Estes seres pequenos, com um aspecto inocente e que não fazem mal a uma mosca, têm uma capacidade impressionante de me surpreenderem constantemente com perguntas para as quais poucos adultos (ou nenhuns) têm resposta.

A mais dificil até hoje, foi do Tiago feita na altura em que completou 3 anos: Uma amiga nossa tinha perdido o bebé quando estava grávida de 4 meses. O facto de um bebé morrer antes mesmo de nascer foi muito complicado, mas o pior é que daí degeneraram uma serie de outras questões.
Perguntou-me na altura de onde vinham os bebés ao que comecei por contar a história da semente blá blá...Não me deixou acabar interpelando-me com a frase: "essa parte eu já sei, quero saber onde estão antes de nascer. E depois de morrer? Para onde vão as pessoas?"
Estava neste momento a ser confrontada pelo meu pimpolho de 3 anos com a velha questão: de onde vimos e para onde vamos.

Alguém tem resposta? Se alguém tiver agradeço o contributo.

Eu até tenho o Livro dos Porquês e o outro O Porquê das coisas, mas estas perguntas não constam
.
O que aconteceram às velhas perguntas típicas da curiosidade infantil? Do tipo: Porque o Céu é azul; Porque os rios correm para o mar; Porque há montanhas; Porque há marés......

A vida dos pais de outra geração foi indubitavelmente mais simples!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Novos?

Este era o aspecto dos ténis novos do Tiago quando comprados há um mês. Agora não os posso mostrar porque pode haver pessoas sensiveis a visitar o blog.

Esgotada

Estou sem energia para escrever.

Uma semana com a filhota doente...

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Menino ou Menina?

Mãe, porque é que é um menino Jesus e não uma menina Jesus?

Ass. Marta

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Ferramentas


O pai dá uma caixa de ferramentas ao Tiago.

Tiago - Marta, olha as ferramentas que o pai deu ao mano.

Marta - Pai, também quero uma caixa de ferramentas! Mas...em rosa e amarelo.

Santos Populares



Santo António já se acabou,
O João Pedro 'tá-se a acabar
...

(Versão: Tiago)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

A capacidade de saber esperar


Carpe Diem - "colha o dia". É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis. Muito utilizada (de uma forma inadequada, a meu ver) para desculpar inconsciência e falta de capacidade para viver com responsabilidade.
Evitar gastar o tempo com coisas inúteis não quer dizer fazer só o que nos dá prazer como se não houvesse amanhã. Significa sim, aproveitar o dia de uma forma útil, seja esse beneficio imediato ou não.
Não é uma atitude conformista mas sim de viver cada dia de uma forma proveitosa. Ter a capacidade gozar todos os pequenos bons momentos que existem no nosso dia-a-dia aos quais não damos o devido valor, não negligenciando um projecto de futuro. Sem rumo apenas vagueamos pela vida e não a vivemos em plenitude.
Há coisas que têm de amadurecer para atingirem o ponto. A pressa é inimiga da perfeição. É esta pressa pelo prazer imediato que nos rouba a oportunidade de atingir um patamar superior no caminho da felicidade.

Não existe a felicidade plena, e quem a procura é o mais infeliz de todos. A felicidade na vida está escondida na sucessão de bons momentos e na capacidade de, por um lado, saber criá-los / construí-los e, por outro, de aproveitar aqueles que surgem inesperadamente no nosso caminho.


segunda-feira, 4 de junho de 2007

Nostalgia



Espero que daqui a mais trinta anos, quando olhar para trás, sinta o mesmo que sinto hoje quando o faço: a sensação agradável da recordação de momentos muito felizes.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

O bolo

Olha as coisas que eu aprendo com as minhas amigas.
E esta é daquelas que é má influência, se fosse boa não sei o que me ensinaria!
É um bocado desalinhada mas faz bons doces e, diga-se de passagem, é por isso que gosto dela (pelos doces, é claro).

O prato está um bocado lambuzado mas, para os mais distraídos, devo relembrar que tenho duas pessoas pequenas em casa, e uma outra que embora já não seja assim tão pequena, nem criança, também faz das suas.

Dia Mundial da Criança


Hoje é o dia mundial da criança.
É importante nesta data relembrar porque é que este dia foi criado e explicá-lo aos nossos filhos. E já agora também o caso especifico do nosso país.
É impressionante como, nos dias de hoje, ainda existem tantas situações onde não se respeitam os direitos das criança
.