segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Férias

E porque tudo o que é bom acaba depressa, acabaram-se as férias.

Este inicio de ano de trabalho (sim porque 16 anos de escola têm disto, vejo sempre o ano em anos lectivos), é um inicio novo. Muita coisa está a ser reiniciada: o ano de trabalho no emprego, e a própria vida pessoal. Um recomeçar a viver de uma outra forma. Agora de uma forma consolidada, adulta e consciente.

Tenho agora o companheiro certo: aquele que é o amigo que me ampara ou me dá safanões quando preciso; o parceiro do dia-a-dia com quem partilho e divido as responsabilidades e tarefas da vida; o par ideal para qualquer dança, ou para uma cantoria; o apoio na adversidade.

sábado, 29 de agosto de 2009

"o que é estritamente necessario para viver, está neste momento num raio de 5 metros à nossa volta"

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Família


Para a mim a família é um dos bens mais valiosos que podemos possuir. Quando digo família é no sentido completo do conceito: laços genéticos, afectivos e de companheirismo. A família é a base da nossa vida, e fundamental para o nosso equilibrio enquanto pessoas.


Ontem foi um marco muito importante para a minha familia. Pela primeira vez tive a minha familia nuclear junta e em verdadeira harmonia e união, como já tinha perdido a esperança de ver.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Casamento e parentalidade na actualidade

Se o futuro da paternidade depende do casamento, todavia, o seu futuro é incerto. O casamento depende igualmente das mulheres e dos homens, estando aquelas, hoje em dia, menos voltadas para o casamento do que em qualquer período da história da nação. No passado, as mulheres foram economicamente dependentes do casamento e assumiram uma responsabilidade desproporcionalmente pesada para manterem o vínculo, mesmo que o relacionamento subjacente estivesse sério ou irremediavelmente deteriorado.
Contudo, no último terço do século XX, como as mulheres tiveram maiores oportunidades de conseguir um emprego pago e viram aumentada a disponibilidade de infantários, ficaram menos dependentes do casamento como forma de sustentação económica. Ainda que não seja fácil, é possível às mulheres criarem os filhos sozinhas. Isto fez com que o divórcio se tornasse muito mais atractivo como um remédio para um casamento insatisfatório e um número crescente de mulheres tenha extraído vantagem da opção.
...
A debilitante ligação da mulher ao casamento não deve ser encarada como uma falta de interesse pelo casamento ou pela parceria marido-mulher na criação dos filhos. Pelo contrário, é um sinal dos padrões emocionais mais exigentes das mulheres para com os maridos e da crescente persistência para que os homens participem em maior grau na criação dos filhos e da família. Dada a sua dupla responsabilidade como ganha pão e mães, muitas mulheres com emprego acham a necessidade de reforço do ego do homem e outras formas de manutenção emocional e física aborrecidas, para além do seu fracasso na partilha do trabalho doméstico e na custódia dos filhos, que consideram absolutamente enfurecedores.
...
" Se as mulheres solteiras podem fazer sexo, ter as suas próprias casas, o respeito dos seus amigos e um trabalho interessante, não têm necessidade de dizer a si próprias que qualquer casamento é melhor do que nenhum. Porque não ter um filho sozinha? As crianças são uma alegria. Muitos homens não o são."

Por todas estas razões, é importante ver o problema da paternidade como parte do vasto problema cultural do declínio do casamento como um relacionamento entre homem e mulher. O acordo tradicional entre homem e mulher foi quebrado, e ainda não foi celebrado um novo contrato. É impossível prever como será o novo acordo ou se existirá um. Contudo, é possível especular acerca dos pontos em agenda que podem levar as mulheres à mesa das negociações. Primeiro, uma cláusula crucial: deverá ser reconhecida a mudança do estatuto social e económico da mulher. Bem ou mal, muitas mulheres receiam que o movimento em favor da paternidade represente um esforço no sentido de reinstalar o anterior status quo, para rejeitar os ganhos que as mulheres fizeram nos últimos 30 anos e regressar à ideologia doméstica de "esferas separadas" que colocou os homens no lugar de trabalho e as mulheres em casa. Qualquer esforço para repensar o casamento deve aceitar o facto de que as mulheres continuarão a trabalhar fora de casa.
Portanto, deverá ser acertado um novo acordo sobre a divisão do trabalho pago e do trabalho familiar. Isto não significa necessariamente uma divisão 50/50 do trabalho em cada simples dia, mas significa que os homens deverão fazer um esforço determinado e consciente para executarem mais que um terço das tarefas domésticas. A forma como cada casal vai chegar a um acordo justo irá, certamente, variar, mas o objectivo é estabelecer um entendimento e um compromisso mútuos que conduzam a uma divisão equitativa das tarefas.



Publicado na revista "Nova cidadania", nº5 Julho/Setembro 2000,
dossier " Família! Duras Realidades Novos Desafios" pg 27-31