sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Fumar ou Não Fumar

Lei anti-tabaco - A maior prova que estamos num país cuja população ainda está muito longe de atingir qualquer nivel de civilização.
Esta questão vai muito além do que são os direitos de fumadores ou não fumadores, do que é incomodar ou não incomodar.
Numa altura em que se fala tanto em acessibilidade será que não é evidente que permitir que se fume em recintos como restaurantes, cafés, bares ou outros estabelecimentos é vedar o acesso destes espaços a pessoas que sofrem de problemas de saúde crónicos? Estes não são optativos como o acto de fumar, ou se sofre deles ou não.

Será que estas pessoas não têm direito de beber um copo com os amigos, de dançar numa discoteca ou de jantar descançadamente com a família sem ter de se retirar por não poder suportar o ambiente?
Não estou a falar só de asmáticos, mas de outros problemas respiratórios tão graves que impossibilitam a pessoa suporta qualquer tipo de fumo.

Sei do que falo pois infelizmente tenho uma pessoa bastante proxima que sofre de um problema destes e que não pode frequentar espaços pequenos onde se fume, apenas porque isso lhe desencadeia uma crise de falta de ar.

Uma crise de falta de ar não se "apaga" como se apaga um cigarro.



Sem comentários: