quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Valeu a pena

Há um ano começou a saga das audiências para a Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais dos meus filhotes. Um processo o qual requeri em Junho do ano passado que, depois de inúmeras audiências em tribunal, culminou na sentença proferida em Abril deste ano, e resposta de recurso no passado mês de Outubro.

Ainda bem que o recurso neste tipo de processos não é suspensivo senão teria sido mais de um ano para estabilizar a vida dos meus pequenitos. 

É triste eu ter tido necessidade da ajuda de um tribunal para lhes poder dar o que é deles por direito: serenidade e estabilidade.

Mas valeu a pena. Hoje estão mais estáveis, mais confiantes, mais felizes... Tudo porque têm um fio condutor na educação deles e têm um lar.

A juntar aos familiares que já tinham e que os amam muito, ainda ganharam os que, em Sociologia por vezes, se designam por "parentes sociais" (familiares dos companheiros do pai e da mãe).
Ganharam "irmãos sociais", "avós sociais", "tios sociais", "primos sociais" e até uma "bisavó social". O melhor parente social que ganharam foi, sem dúvida, o padrasto que tanto os ama e que se dedica a eles como se de filhos de sangue se tratassem. Por isso sabe dar o raspanete na altura certa e é o suporte da mãe de dois na educação firme dos pequenotes, mas também sabe ser carinhoso e brincalhão. No fundo sabe ser O parceiro que em conjunto comigo formamos a "mão que embala o berço" na vida dos meus filhotes.

Sem comentários: