E mais uma etapa concluída. O meu filhote completou o 1º ciclo do ensino básico.
Estou muito orgulhosa.
A filhota está a meio e com grande sucesso.
Agora vou só ali babar-me até fazer poça.
terça-feira, 21 de junho de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
Soca, ou tango australiano
- A última vez que vi os meus primos disseram que tinham estado na Austrália.
- Na Austrália, T?
- Sim. A dançar o tango. (isto começando a trautear uma música ao ritmo de soca)
- Na Austrália, T?
- Sim. A dançar o tango. (isto começando a trautear uma música ao ritmo de soca)
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Patas para que te quero
- Olha ali uma gaivota com uma asa partida, coitada! (diz ele)
- Então, para isso é que tem patas: para andar. (diz ela)
- Então, para isso é que tem patas: para andar. (diz ela)
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Parabéns filho
Hoje o meu filhote fez uma década. A primeira década de tantas que virão, cheias de vida, saúde e muita felicidade.
Este ano teve uma particularidade, foi o primeiro ano que ele passou o dia do seu aniversário sem mim. Custou tanto...só Deus sabe quanto.
Ao meu filho, o melhor do mundo.
Este ano teve uma particularidade, foi o primeiro ano que ele passou o dia do seu aniversário sem mim. Custou tanto...só Deus sabe quanto.
Ao meu filho, o melhor do mundo.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Quente e frio
Filho - Mãe, isto parece o frio que às vezes está na praia.
Filha - Mas olha que este frio é quentinho.
Filha - Mas olha que este frio é quentinho.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Parabéns, querida
Hoje faz anos a menina mais velha. Onze anos faz a enteada da mãe de dois.
Aos poucos vai perdendo o que tem de menina e a ganhar dimensão e estrutura de adolescente.
Uma menina que passou a fazer parte da família há pouco menos de 2 anos, mas que foi acolhida pelos dois desta mãe de braços abertos.
Depois deste tempo passado, embora esteja a crescer junto da mãe, com quem mora e onde é o lugar dela, é também Nossa.
Para ela, uma longa e feliz vida.
Aos poucos vai perdendo o que tem de menina e a ganhar dimensão e estrutura de adolescente.
Uma menina que passou a fazer parte da família há pouco menos de 2 anos, mas que foi acolhida pelos dois desta mãe de braços abertos.
Depois deste tempo passado, embora esteja a crescer junto da mãe, com quem mora e onde é o lugar dela, é também Nossa.
Para ela, uma longa e feliz vida.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Há um ano atrás...
Foi o dia em que ouvi um pai a propor, como solução ideal, para a regulação do exercício das responsabilidades parentais a separação de dois irmãos, que um vivesse com o pai e o outro com a mãe encontrando-se apenas aos fins-de-semana.
Para além do absurdo da solução, viesse de quem viesse, ser o pai a propô-la torna tudo mais arrepiante.
Felizmente temos magistrados justos e que defendem o superior interesse das crianças.
Hoje, olho para trás e apenas vejo um ano inteiro de tormento e sofrimento, para mim e para eles, um ano de gastos emocionais, gastos de tempo e dinheiro para o resultado ser o lógico, o justo, o mais adequado e que mais defende as crianças, e o que eu tinha proposto desde o inicio.
Ser mãe ou ser pai, mais que um substantivo, deve ser entendido como um adjectivo que nem todos, que o são biologicamente, são dignos de o receber.
terça-feira, 22 de março de 2011
segunda-feira, 14 de março de 2011
São bonitos? Então podem portar-se mal!
Desde sempre que ouço os mais velhos queixarem-se da juventude. A frase: "esta juventude está perdida" ouvi-a vezes sem conta e continuo a ouvir de quando em vez.
Curioso senão quando, a repreender os meus filhos porque se portaram mal, uma senhora octogenária se dirige a mim com a seguinte expressão: "ai, tão bonitos, e vocês a ralharem com eles, são tão bonitos!"
WTF?????
Primeiro: como é que se educa sem repreender?
Segundo: Será que, por ventura, se fossem feios já podia ralhar com eles? E quiçá a própria senhora até acharia bem bater-lhes.
Terceiro: Com esta atitude por parte dos mais velhos (neste caso na idade de avó/bisavó) a juventude cada vez estará mais perdida.
Curioso senão quando, a repreender os meus filhos porque se portaram mal, uma senhora octogenária se dirige a mim com a seguinte expressão: "ai, tão bonitos, e vocês a ralharem com eles, são tão bonitos!"
WTF?????
Primeiro: como é que se educa sem repreender?
Segundo: Será que, por ventura, se fossem feios já podia ralhar com eles? E quiçá a própria senhora até acharia bem bater-lhes.
Terceiro: Com esta atitude por parte dos mais velhos (neste caso na idade de avó/bisavó) a juventude cada vez estará mais perdida.
sexta-feira, 4 de março de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
Adolescência época de hibernação (ou devia ser)
Como compreendo a Maria. Afinal não é só o teen aqui da família...o mal é geral.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
educação e o egoísmo
"A criancinha precisa de cuidar de si, de apegar-se ao que lhe é necessário, defender-se dos elementos estranhos, a fim de poder desenvolver-se. É nessa idade que ela desconhece quaisquer direitos alheios, inclusive o de propriedade.
Na medida em que vai deixando de ser criança, vai também perdendo o egotismo. Vai descobrindo os outros.
Na medida em que vai deixando de ser criança, vai também perdendo o egotismo. Vai descobrindo os outros.
Na adolescência, as preocupações sociais brotam com vigor realmente humano. O adolescente, se não é mal servido de constituição nem infantilizado pela má educação, volta-se para os outros. Sai dos limitados círculos da família, dos companheiros de jogos e dos colegas da escola, e abre-se para a sociedade.
Mas não se desliga de um golpe da fase anterior. E apresenta contradições, oscilando entre rasgos de generosidade e manifestações de egoísmo. Mais se interessa pelos problemas de fora e de longe mais que pelos da família ou da vizinhança. Não será muito capaz de iniciativas pessoais, mas se integrará com gosto nos grupos de acção. Nesta idade, mais do que na infância, reclama compreensão.
Mas não se desliga de um golpe da fase anterior. E apresenta contradições, oscilando entre rasgos de generosidade e manifestações de egoísmo. Mais se interessa pelos problemas de fora e de longe mais que pelos da família ou da vizinhança. Não será muito capaz de iniciativas pessoais, mas se integrará com gosto nos grupos de acção. Nesta idade, mais do que na infância, reclama compreensão.
Pode, porém, acontecer que não evoluam normalmente, os sentimentos da criança, e ela passe do egotismo ao egoísmo. É uma tendência má, como qualquer outra, e pode ser corrigida ou agravada pela educação.
A influência do lar é de suma importância, aqui como nos mais sectores da formação. Os filhos imitam insensivelmente os sentimentos dos pais. Aprendem o que se faz e se diz em casa, ao longo dos dias, despreocupadamente, sem a intenção formal dos conselhos (contra os quais se põem em guarda).
Se os pais se manifestam egoístas na presença das crianças, nas conversas, nos comentários aos factos quotidianos, na maneira de encarar os negócios, no cultivo das amizades, nas atitudes políticas, no modo de tratar os empregados – os filhos absorvem suas lições adesivas e marcantes.
Podem até, sem esta intenção, ensinar indiretamente o egoísmo, quando satisfazem ao filho desejos que contrariam ou sobrecarregam a irmãos e empregados. Sim, porque ninguém pode satisfazer-se à custa de direitos alheios.
Se, pelo contrário, são os pais caridosos, é na própria vida que dão às crianças a mais eficiente educação social, tornando-as, por sua vez, abertas sobre as necessidades do próximo e generosas em acudi-las. Resistem, ainda assim, certos germes de egoísmo. Mas esta é a melhor maneira de combatê-los." (extraído de: "Como educar o filho (a) egoísta")
Depois de ler isto entendo muita coisa. Percebo, principalmente, porque é que o esforço que fazemos em transmitir valores e educação útil aos dois do meu-mais-que-tudo, é tão infrutífera.
Assistimos ao evoluir dos dois cá de casa, e dia após dia, mês após mês, ano após ano, verificamos que o rumo está a ser seguido e que vão passando as várias fases evolutivas como pessoas, e é um gosto ver o trabalho que temos dar frutos, vendo-os a transformarem-se em seres humanos adultos.
A imitação insensível dos pais pelos filhos, quando o exemplo não é a caridade e o respeito pelos outros, resulta em filhos que caminham na direcção do egoísmo e de serem seres humanos que nunca chegam a um estado adulto completo e equilibrado, mantendo a infantilidade desajustada.
Este é um problema que vai para além da indisciplina simples. Habitualmente rotula-se de "mal-educado" uma criança respondona ou inoportuna, mas esta deficiência de educação é mais profunda , grave e de marcas mais definitivas. Num caso destes até pode não haver más respostas ou manifestações de não acatar o que se lhes diz, até um ar de subordinação exagerado, porém a falha está a um nível mais profundo, ao nível dos valores. Há uma obediência dissimulada que na prática se revela num "fazer pela calada" que com o avançar na idade toma proporções cada vez mais graves e inadmissíveis.
Este é um problema que vai para além da indisciplina simples. Habitualmente rotula-se de "mal-educado" uma criança respondona ou inoportuna, mas esta deficiência de educação é mais profunda , grave e de marcas mais definitivas. Num caso destes até pode não haver más respostas ou manifestações de não acatar o que se lhes diz, até um ar de subordinação exagerado, porém a falha está a um nível mais profundo, ao nível dos valores. Há uma obediência dissimulada que na prática se revela num "fazer pela calada" que com o avançar na idade toma proporções cada vez mais graves e inadmissíveis.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
As histórias continuam.
Tenho passado pouco por aqui mas não por falta de histórias para contar.
A natureza das histórias também é outra, de um humor mais refinado e contextualizado, o que faz com que a sua narrativa seja difícil ou exija um enquadramento longo e massudo.
Resumindo, os meus dois continuam no seu melhor e a fazer do dia-a-dia da mãe e do N-dos-dois uma verdadeira animação.
A natureza das histórias também é outra, de um humor mais refinado e contextualizado, o que faz com que a sua narrativa seja difícil ou exija um enquadramento longo e massudo.
Resumindo, os meus dois continuam no seu melhor e a fazer do dia-a-dia da mãe e do N-dos-dois uma verdadeira animação.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Nova leitura
Ontem descobri uma nova paragem obrigatória aqui para a mãe de dois, na blogosfera. Descobri o blogue a um metro do chão e teve entrada directa ali para o lado esquerdo onde tenho um excerto dos sítios por onde gosto de passar.
Parabéns à Inês pelo blogue.
Parabéns à Inês pelo blogue.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Mães e férias....e o quê?????????
Ah é giro e tal, e até se aturam melhor pois brincam ele com ele e ela com ela, e os dias são mais sossegados.
Mas para a próxima contrato uma empresa de catering e uma de limpeza.
Parece que não fiz outra coisa se não comida, limpar e arrumar. (e isto com muita ajuda do padrasto dos dois que é um querido, mas não teve férias)
Agora, se me dão licença vou ali cair para o lado e já volto.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Árvore de Natal do Agrupamento de Escolas dos meus dois
Feita cadeiras velhas decoradas pelos miúdos, e enfeitada com cachecóis feitos por todos (incluído o trabalho manual aqui da mãe de dois)
Está fantástica, não está?
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