quarta-feira, 6 de junho de 2007

A capacidade de saber esperar


Carpe Diem - "colha o dia". É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis. Muito utilizada (de uma forma inadequada, a meu ver) para desculpar inconsciência e falta de capacidade para viver com responsabilidade.
Evitar gastar o tempo com coisas inúteis não quer dizer fazer só o que nos dá prazer como se não houvesse amanhã. Significa sim, aproveitar o dia de uma forma útil, seja esse beneficio imediato ou não.
Não é uma atitude conformista mas sim de viver cada dia de uma forma proveitosa. Ter a capacidade gozar todos os pequenos bons momentos que existem no nosso dia-a-dia aos quais não damos o devido valor, não negligenciando um projecto de futuro. Sem rumo apenas vagueamos pela vida e não a vivemos em plenitude.
Há coisas que têm de amadurecer para atingirem o ponto. A pressa é inimiga da perfeição. É esta pressa pelo prazer imediato que nos rouba a oportunidade de atingir um patamar superior no caminho da felicidade.

Não existe a felicidade plena, e quem a procura é o mais infeliz de todos. A felicidade na vida está escondida na sucessão de bons momentos e na capacidade de, por um lado, saber criá-los / construí-los e, por outro, de aproveitar aqueles que surgem inesperadamente no nosso caminho.


Sem comentários: