terça-feira, 19 de junho de 2007

Perguntas


Tive a honra de ser assunto de um post do meu amigo Perdido pelas habituais perguntas difíceis das minhas crias.

Estes seres pequenos, com um aspecto inocente e que não fazem mal a uma mosca, têm uma capacidade impressionante de me surpreenderem constantemente com perguntas para as quais poucos adultos (ou nenhuns) têm resposta.

A mais dificil até hoje, foi do Tiago feita na altura em que completou 3 anos: Uma amiga nossa tinha perdido o bebé quando estava grávida de 4 meses. O facto de um bebé morrer antes mesmo de nascer foi muito complicado, mas o pior é que daí degeneraram uma serie de outras questões.
Perguntou-me na altura de onde vinham os bebés ao que comecei por contar a história da semente blá blá...Não me deixou acabar interpelando-me com a frase: "essa parte eu já sei, quero saber onde estão antes de nascer. E depois de morrer? Para onde vão as pessoas?"
Estava neste momento a ser confrontada pelo meu pimpolho de 3 anos com a velha questão: de onde vimos e para onde vamos.

Alguém tem resposta? Se alguém tiver agradeço o contributo.

Eu até tenho o Livro dos Porquês e o outro O Porquê das coisas, mas estas perguntas não constam
.
O que aconteceram às velhas perguntas típicas da curiosidade infantil? Do tipo: Porque o Céu é azul; Porque os rios correm para o mar; Porque há montanhas; Porque há marés......

A vida dos pais de outra geração foi indubitavelmente mais simples!

Sem comentários: