terça-feira, 16 de junho de 2009

Amigo


amigo
adj.
adj.
1. Que sente amizade por.
2. Que está em boas relações com outrem.
3. Simpático.
4. Propício, favorável.
s. m.
5. Pessoa à qual se está ligado por uma afeição recíproca.
6. Partidário.
7. Amásio.

Isto é o que diz o dicionário de língua portuguesa. Mas o que é realmente um amigo?
Com certeza que o significado e os critérios variam de pessoa para pessoa.

Para mim, há várias características que são imprescindíveis num amigo que podia enumerar aqui mas...não me apetece.

Certo é que, um amigo não pode ser alguém que concorda comigo só para não me chatear: Um amigo a sério é aquele que muitas vezes discorda, nos faz ver as coisas de diferentes ângulos e, quando é preciso, nos puxa as orelhas. Antes de mais, faz tudo isto porque o sentimento que sente por nós é maior e quer que estejamos realmente bem. Se para estarmos bem temos de levar um abanão, o amigo dá-nos esse abanão. Só porque gosta realmente de nós.

Também é certo que nem todos estão preparados para um amigo a sério, e preferem ouvir e ter concordância em vez de ajuda efectiva.


2 comentários:

Sandra Rodrigues disse...

"Amigo mesmo é aquele que sabe o pior a teu respeito e assim mesmo continua a gostar de ti."
De facto a definição de amigo varia muito de pessoa para pessoa eu vejo assim, tal como diz na frase em cima primeiro que tudo o amigo tem de gostar de mim aceitando como sou, não pode estar lá só por estar , tem de estar lá porque é isso que sente e quer. Amigo é aquele que não nos vira as costas, que nos ouve e nos dá nas orelhas se for preciso, tal como dizes no teu post.
Já me desiludi muito com amigos que eu considerava como irmãos, mas penso que a vida é assim mesmo uma longa aprendizagem, acho que amadureci um pouco quanto a esta questão ...mas estou preparada para mais desilusões assim como receptiva a amizades verdadeiras ainda não perdi esperanças que elas existam mesmo!!!


beijos

Anónimo disse...

AMIGO...AMIGO...AMIGO...é aquele que te reconforta quando precisas o pior é que o reconforto só tu o consegues encontrar...

Sim tu conheces-me... Pertenço ao teu grupo de Aerobica e tou cheia de saudades.