terça-feira, 10 de julho de 2007

Finalista

Amanhã é a festa dos finalistas do Jardim de Infância. O Tiago termina o ensino pré-escolar. Contrariamente à opinião que tenho sobre a ridicularidade de festejar como formatura estádios intermédios da escolaridade, entendo este como um caso especial. Festeja-se, mais do que a saída da pré-escola, o ingresso na vida escolar.

Tudo o que aprenderam até esta fase, desde a creche (1 e 2 anos) até ao Jardim-de-Infância (3 - 5 anos), foi uma excelente base para aprenderem a conviver, a ter regras e, sobretudo, aprenderem a aprender.

Mas, efectivamente, agora é que vai começar o percurso escolar. Vai ser um longo caminho de aprendizagem. Espero que o Tiago herde da mãe e da avó Nela o gosto por aprender.

Espero também que mantenha a curiosidade pelo conhecimento que hoje tem, e que o leva a querer saber sempre mais e, por outro lado, a escola contribua para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio que já demonstra e fomente o espírito critico típico desta criança tão curiosa que por tantas vezes se manifesta mais filosofo que os filósofos.

Bem hajam todos aqueles que ensinam com vocação e que fazem todos os dias as crianças de hoje melhores adultos amanhã: pessoas capazes e contribuintes de valor para a comunidade, através do conhecimento e da aprendizagem pelos primeiros proporcionada.