quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Ano Novo, Vida Nova
Penso no ano passado e nos outros anteriores, e nas coisas que desejei e pensei virem a acontecer no novo ano que chegava. Nunca é como pensamos ou como desejamos. Mas este meu ano foi de longe o mais inesperado. Não porque não ansiasse uma mudança, não porque não a pedisse todos os inícios/finais de ano, mas apenas porque tinha perdido a esperança que esta acontecesse.
Pois, mas a esperança deve mesmo ser a ultima a morrer. Este ano aconteceu! Enfrentei a vida de cabeça levantada, arregacei as mangas e tomei o caminho da felicidade.
Dificil este caminho! As principais pedras deste é o facto de haver um culto do coitadinho instalado e enquanto nos rebaixamos e nos sacrificamos desmesuradamente ninguem se importa e até admiram. Quando fazemos por sermos felizes...aqui d'El Rei! Querer ser feliz?????????? O que é isso? Egoísta!
Eu sou católica, mas infelizmente durante muitos séculos a minha igreja fomentou esta forma de estar. Pelo que conheço da doutrina de Cristo e dos escritos sagrados, em parte alguma ele diz que devamos ser infelizes. Pelo contrário, manda-nos amarmo-nos, e sim viver de uma forma misericordiosa e caridosa que traga também felicidade aos outros.
Espero que esta minha caminhada se torne cada vez menos tortuosa, e que este 2010 vos traga também o caminho da felicidade.
Festas Felizes
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Canibal
M - Mãe, o T diz que me vai comer.
mãe de dois - Deixa-o estar, ele não é canibal, pois não?
M - Não.
mãe de dois - Sabes o que é um canibal?
M - Não.
mãe de dois - Canibal é uma pessoa que come outras pessoas.
M - C'a Nojo!!!!
Boas Festas
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Boneco de Neve com encosto
Sábado passado fomos até à Vila Natal, em Óbidos.
Primeiro demos uma volta por todo o recinto, incluindo a floresta de bonecos de neve. Quando voltámos, estava um animador vestido de boneco de neve no meio dos outros bonecos.
Nisto começou a dizer adeus à M e ao T.
Eles responderam acenando também, e isto sucedeu-se algumas vezes. Até que a M vira-se para nós e pergunta:
- É por causa do vento, não é?
- Que o boneco se mexe? Não filha, não vez que ele mexe-se mesmo, está a dizer-vos adeus.
- É a sério?
- É.
- Vá lá mãe, diz a verdade, é uma pessoa que está lá dentro, não é?
(mas isto com uma carinha de como quem: oh mãe, por favor diz-me que o raio do boneco não está possuído)
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Prenda de Natal dos avós III
M - Ah! A televisão.
Mãe de dois - Então o que é a prenda?
T - Uma carpete!
(Gozão ele, ou é impressão minha?)
Prenda de Natal dos avós II
T - A mãe.
(Bem, esta tenho de explicar, a prenda é uma televisão e a imagem da que tínhamos ultimamente só se via 2/3 do ecrã, e eu, enfim, perdi cerca de 15 kg nos últimos tempos)
Prenda de Natal dos avós I
Meninos - O que é?
N dos dois - É uma coisa que podemos todos usar em simultâneo sem lhe tocar.
M - Uma corda.
(ãh?)
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
RRP
É triste ter de deixar para terceiros a decisão de assuntos desta natureza, mas perante a inflexibilidade tem de se recorrer a quem de direito.
Tenho esperança na justiça e no meu esforço como mãe durante todos estes anos, que foi como que mãe solteira dada a demissão das responsabilidades de pai que o progenitor demonstrou sempre.
De repente o pai lembrou-se que o é, e se há aspecto positivo em todo o processo é este: o facto de o pai se passar a ocupar dos filhos, coisa que não fazia.
Só é pena que se esqueça todo o tempo que fui eu, em exclusivo, que me ocupei dos meus dois, e tudo isso agora pareçam pormenores.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
sorte ou azar
- Mãe, tu não tens só azares, pois não?
- Não, filha. A mãe até é muito sortuda. Senão vê: tenho-te a ti e ao mano que são os meus maiores tesouros, tenho um emprego que me permite ganhar dinheiro para nos sustentar, tenho uma casinha (e que casinha fixe que temos) para nos abrigarmos e para estarmos com a nossa família e amigos, e tenho outra coisa muito muito importante....
- Tens o N, que gosta muito de ti.
- Pois é filha.
- E o T e a M que também gostam de nós. (os filhotes do meu amor)
- E muitos amigos, filha. Amigos daqueles que aparecem sempre que precisamos deles, estejam onde estiverem. Por isso como vês, não tenho só azares. Tenho até muita sorte.
- Tu também és boazinha, por isso tens tantos amigos.
Parecendo que não, esta conversa matinal com a minha filhota mais nova demonstra bem que, efectivamente, no que é realmente importante, sou muito sortuda. E que alento isto dá à vida...
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
alergia eucaristica
- Fez.
- Então ele vai agora lá à frente comer aquilo?
- Não, não vai.
- Porquê?
- Qualquer dia a mãe explica-te porquê.
- Ah, já sei! Faz-lhe borbulhas, né?
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
A tempo de apanhar o comboio
Para além destas, na creche e jardim de infância ainda acresciam os vários dias de ensaios para as festas de natal e de encerramento de ano lectivo.
Pois bem, este é o sétimo ano em que o T está num estabelecimento de educação ou ensino e, depois de tantas vezes lhe pedir, insistir e levar com respostas tortas, foi preciso me separar do pai dos meus dois para este ir a uma reunião.
Enfim, pode ter acordado tarde como marido, mas como pai espero, para bem dos meus dois, que vá muito a tempo.
Porcaria de um arroz
Dia em que alguma coisa foge da rotina habitual, das actividades habituais, os horários alteram-se pois está tudo tão bem montado, tipo puzzle, que à mínima alteração fica tudo desmontado.
O que vale é que tenho o meu "mais que tudo" para me auxiliar nestes imprevistos.
Ontem foi um dia desses, e dividimos tarefas, como sempre. Eu fui tratar dos assuntos académicos do meu primogénito e ele do jantar.
Porém, entre fazer jantar, tratar de outras tarefas quotidianas e ainda ir buscar aqui a mãe de dois, o meu amor começou a ficar um bocado em stress.
Perante este estado de ansiedade o T reagiu. E num tom de como se fosse um perfeito disparate aquele estado exagerado de nervos disse: - Oh N, vocês não se vão separar por causa da porcaria dum arroz, pois não?
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Mãe babada
Não me venham com histórias, eu sou mãe, e para as mães o que os filhos criam é sempre brilhante!
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O ovo ou a galinha
Pronto, 2 anos depois e na sequência de uma conversa sobre a eterna incógnita de quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha, e depois de cada um dar o seus palpites (o da M é que quem nasceu primeiro foi o José e a Maria e depois o Jesus), o T apresentou a sua:
Primeiro: viemos todos dos peixes;
Segundo: Foi Deus que fez tudo.
- E sabem como Deus fez o mundo? Ele agarrou nos poderes todos o Harry Potter e ............ fez o Mundo
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Pensavas que era fácil?
Para além da experiência que se vai adquirindo, há quem tem um talento natural para a coisa. E neste aspecto, a maioria das mães têm logo alguma vantagem em relação aos pais.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Bichas
- Bichas? (já aqui a parecer-me que ele não se estava a referir a filas mas...)
- São homens que namoram com homens.
Onde raio o puto ouviu isto?????????
E outra vez esta história?
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Cozinha e receitas
Ontem foi dia de apontar a sua primeira receita: Castanhas assadas à moda do mais que tudo da mãe de dois.
Apontou cada pormenor da "receita" para que nada lhe escapasse.
O sonho de qualquer gaja como eu (daquelas que não gostam de cozinhar), tenho dois gajos lá em casa que gostam da cozinha: o meu mais que tudo e o meu filhote. UUHHHUUUUUUUUUUUUUU!
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Filhos
- Amo-vos muito. Vocês são os meus maiores tesouros, são parte de mim. São por quem eu faço tudo, e o melhor que posso e sei, para proporcionar e transmitir tudo o que vos possa ajudar a serem pessoas melhores e felizes.
Aos meus filhos...
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Mães, FIlhos e valores
Não são nossos, no sentido de posse. São seres com identidade própria e não são propriedade de ninguém. A noção de "nossos filhos" tem muito mais a ver com o facto de terem mais ou menos da nossa identidade própria.
Na minha separação, o que mais me assusta no facto de os ter de partilhar, não é que os tratem mal fisicamente ou de uma forma negligente, mas sim o efeito nefasto da deturpação de valores da família paterna.
É nos valores que têm como referencia de vida que eles serão sempre meus. No exemplo que lhes dou de que não deve ser "olho por olho, dente por dente", mas sim "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"; é na noção que lhes dou que estudar dá-nos riqueza cultural e intelectual que nunca é demais mesmo que seja para ser pedreiro, ao contrário de "tens de treinar muito para ir para o Benfica" ou "tens de tirar um curso qualquer só para te chamarem Dr" (mesmo que seja algo que não goste); na noção de que as pessoas valem pelo que são e não pelo que têm....
Vale-me saber que são inteligentes e perspicazes, que tiveram toda uma base construída com base nos valores que eu e os meus pais lhes transmitimos, e a esperança de que esta mesma base seja suficiente para poderem filtrar as más influencias.
E cá estarei para continuar a ensinar-lhes que o mundo pode ser melhor porque este é feito de pessoas, e se não passarmos a vida a por a culpa nos outros por ele ser tão mau, e fizermos a nossa parte...já fazemos tudo o que podemos e sem duvida terá repercussão positiva.
Pronto, ok, estou um bocado lamechas, mas as mães são assim. E quando têm de estar sem os filhos por curtos períodos que sejam...ficam ainda mais.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Parabéns aos avós de dois.
Vai Chover
- Mãe está a chover!
- A chover, T? Não está a chover.
- Então o que é isto? Isto é a musica daquele senhor que apita quando vai chover.
- Não, filho! Isto é o carro de campanha da CDU!
- Ah, aquele que quer dizer Centenas, Dezenas e Unidades?
Ok, se alguém quiser comentar, esteja à vontade que eu cá abstenho-me!
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Amizade e familia
(Palavras sábias meu querido T)
Fim-de-semana cinéfilo
No passado sábado, dia 26, como é habito o programa "das festas" não foi seguido nem à risca nem ao risco, fizemos tudo diferente do que estava planeado. Também como é habito, saiu melhor o resultado que a encomenda.
Para quem pensava numa manhã desportiva a correr pelos campos fora, ir ao cinema é um bocadinho diferente. (bocadiiiiiinho) Adiante, acabámos na sala de cinema a ver o filme da Pixar UP. O filme é muito bom e de rir até doer a barriga e as bochechas, no entanto uma duvida se apoderou de mim: fiquei sem saber se os restantes espectadores riam efectivamente do filme ou de quem estava na fila onde se davam as maiores gargalhadas - a nossa. A começar pelo T que já é grande atracção em qualquer sala de cinema.
Esquilo!
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Eleições
Mas sim, votei. Voto sempre. É a mais forte forma de expressar a minha vontade numa democracia.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
História e memórias
Fases da vida que parecem bocados soltos sem ligação aparente à moda de Pulp Fiction... é o que sinto quando passo de relance pelas memórias que tenho.
Mas tudo tem ligação e lógica, e todas elas aconteceram condicionadas por outras que, aparentemente, nada têm a ver. Ao mesmo tempo parece que, em cada uma das pequenas histórias desgarradas que constituem a história maior (da minha vida), fui diferentes pessoas.
Ainda assim, mesmo dos trechos piores há coisas que gostava de encaixar de outra forma, como que montar uma série de cenas de um filme mas de uma forma lógica e não a real; passagens positivas que só não são mesmo boas recordações porque o cenário era tão deprimente, que não permitiu gravar na memória a cena com a "luz" merecida.
Na impossibilidade de fazer a montagem a meu gosto, resta-me ter o discernimento suficiente para saber avaliar bons momentos no meio de maus, e não me esquecer que a vida é mesmo assim: não uma felicidade constante ou completa, mas uma sucessão de momentos - o que nos faz feliz é o balanço positivo entre estes.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Diagnóstico
- Você cheira a gripe!
(observação feita por uma médica num banco de urgência deste nosso país na passada segunda-feira)
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
"Jioconda"
- O que é uma "Jioconda"?
(e não, não está mal escrito)
Pois bem, o T responde:
- É a mistura de uma Jibóia e uma Anaconda.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
10 anos é muito tempo
Muita coisa está diferente, muita coisa foi vivida e feita durante este tempo: amizades construídas, aprendizagem profissional, desilusões, frustrações, sucessos, etc.
Ao fim e ao cabo 10 anos é muito tempo.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Férias
Este inicio de ano de trabalho (sim porque 16 anos de escola têm disto, vejo sempre o ano em anos lectivos), é um inicio novo. Muita coisa está a ser reiniciada: o ano de trabalho no emprego, e a própria vida pessoal. Um recomeçar a viver de uma outra forma. Agora de uma forma consolidada, adulta e consciente.
Tenho agora o companheiro certo: aquele que é o amigo que me ampara ou me dá safanões quando preciso; o parceiro do dia-a-dia com quem partilho e divido as responsabilidades e tarefas da vida; o par ideal para qualquer dança, ou para uma cantoria; o apoio na adversidade.
sábado, 29 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Família
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Casamento e parentalidade na actualidade
Contudo, no último terço do século XX, como as mulheres tiveram maiores oportunidades de conseguir um emprego pago e viram aumentada a disponibilidade de infantários, ficaram menos dependentes do casamento como forma de sustentação económica. Ainda que não seja fácil, é possível às mulheres criarem os filhos sozinhas. Isto fez com que o divórcio se tornasse muito mais atractivo como um remédio para um casamento insatisfatório e um número crescente de mulheres tenha extraído vantagem da opção.
...
A debilitante ligação da mulher ao casamento não deve ser encarada como uma falta de interesse pelo casamento ou pela parceria marido-mulher na criação dos filhos. Pelo contrário, é um sinal dos padrões emocionais mais exigentes das mulheres para com os maridos e da crescente persistência para que os homens participem em maior grau na criação dos filhos e da família. Dada a sua dupla responsabilidade como ganha pão e mães, muitas mulheres com emprego acham a necessidade de reforço do ego do homem e outras formas de manutenção emocional e física aborrecidas, para além do seu fracasso na partilha do trabalho doméstico e na custódia dos filhos, que consideram absolutamente enfurecedores.
...
" Se as mulheres solteiras podem fazer sexo, ter as suas próprias casas, o respeito dos seus amigos e um trabalho interessante, não têm necessidade de dizer a si próprias que qualquer casamento é melhor do que nenhum. Porque não ter um filho sozinha? As crianças são uma alegria. Muitos homens não o são."
Por todas estas razões, é importante ver o problema da paternidade como parte do vasto problema cultural do declínio do casamento como um relacionamento entre homem e mulher. O acordo tradicional entre homem e mulher foi quebrado, e ainda não foi celebrado um novo contrato. É impossível prever como será o novo acordo ou se existirá um. Contudo, é possível especular acerca dos pontos em agenda que podem levar as mulheres à mesa das negociações. Primeiro, uma cláusula crucial: deverá ser reconhecida a mudança do estatuto social e económico da mulher. Bem ou mal, muitas mulheres receiam que o movimento em favor da paternidade represente um esforço no sentido de reinstalar o anterior status quo, para rejeitar os ganhos que as mulheres fizeram nos últimos 30 anos e regressar à ideologia doméstica de "esferas separadas" que colocou os homens no lugar de trabalho e as mulheres em casa. Qualquer esforço para repensar o casamento deve aceitar o facto de que as mulheres continuarão a trabalhar fora de casa.
Portanto, deverá ser acertado um novo acordo sobre a divisão do trabalho pago e do trabalho familiar. Isto não significa necessariamente uma divisão 50/50 do trabalho em cada simples dia, mas significa que os homens deverão fazer um esforço determinado e consciente para executarem mais que um terço das tarefas domésticas. A forma como cada casal vai chegar a um acordo justo irá, certamente, variar, mas o objectivo é estabelecer um entendimento e um compromisso mútuos que conduzam a uma divisão equitativa das tarefas.
Publicado na revista "Nova cidadania", nº5 Julho/Setembro 2000,
dossier " Família! Duras Realidades Novos Desafios" pg 27-31
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
Come what may
Come What May
Never knew, I could feel like this,
Like I've never seen the sky before
Want to vanish inside your kiss
Everyday I love you more and more
Listen to my heart can you hear it sing
Tellin' me to give you everything
Seasons may change, winter to spring
But I love you, until the end of time
Come what may, Come what may
I will love you, until my dying day
Suddenly the world seems such a perfect place
Suddenly moves with such a perfect grace
Suddenly my life doesn't seem such a waste
It all revolves around you
And there's no mountain too high, no river too wide
Sing out this song and I'll be there by your side
Storm clouds may gather,
And stars may collide
But I love you, I love you
Til the end of time, Until the end of time
Come what may, Come what may
I will love you, until my dying day
Oh come what may, come what may
I will love you , I will love you
Suddenly the world seems such a perfect place
Come what may, Come what may
I will love you
Until my dying day
segunda-feira, 27 de julho de 2009
A todas as mães...
Contam que – certa vez – o Rei Salomão teria que decidir a quem entregar uma criança, reivindicada por duas mães. Resolveu, então, dizer às mulheres que dividiria a criança ao meio e entregaria uma parte para cada um delas. A mãe verdadeira, não querendo perder o seu filho, mandou o Rei entregar a criança para a outra. O sábio Rei entregou-lhe, então, a criança, identificando a verdadeira mãe.
M Finalista
Pois agora chegou a vez da M.
Uma menina inteligente, sensível e com uma personalidade muito forte, muito dona do seu nariz, que tem tudo para ser bem sucedida em todos os campos.
"Sensibilidade e bom senso", aqui estão duas qualidades da minha menina ainda tão pequenina mas que já começa a mostrar as suas capacidades enquanto pessoa.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Honra
Ser leal e recto nas opções que tomamos, neste mundo onde vivemos, ao contrário do lógico, não é visto como um acto honrado. É se sempre mais bem visto se se viver dentro dos padrões, mesmo que seja só fachada. Depois, pela calada pode fazer-se o que se quiser...
Isto sim, é honrado: levar uma vida de fingimento, de mentiras de infidelidade e, pior, deslealdade.
É preciso é que aparentemente o padrão se mantenha.
Dizer-se: BASTA; não consigo viver assim; não temos nada em comum; o melhor é cada um seguir o seu caminho; já não te amo...Isso é ter a mania que se é mais que os/as outros/as, ser uma doidivana e irresponsável.
Porque será que querer ser feliz e, pior que isso, ser-se efectivamente feliz, incomoda tanta gente?
sexta-feira, 10 de julho de 2009
M na SIC
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Que no teu olhar
Me perderia,
Nesse mar!
Quem me dissesse,
Que esses olhos são,
Mais que promessa,
Perdição...
Já não sei
Quem eu sou,
Como tudo começou...
Mas sem ti
Já nada faz sentido!
Sei que vou
Mais além
Do que manda a própria lei
Só sei
Que sem ti
Me encontrei
Perdido
E quando o dia
Nasce no teu olhar
Logo a alegria
Enche o ar
Tu iluminas
O meu coração
Mas os teus olhos
Sei que são
A minha perdição
Já não sei
Quem eu sou,
Mas sem ti...
Já não sei
Quem eu sou,
Como tudo começou...
Mas sem ti
Já nada faz sentido!
Sei que vou
Mais além
Do que manda a própria lei
Só sei
Que sem ti
Me encontrei
Perdido
Anjos
Sei que vou mais além
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Errata - 4 takes
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Sarau em 3 takes
Enfim!
Está imaginado?
Sério?
Então agora, peguem nesse quadro e ponham-lhe uma assistência repleta de público num contexto de sarau de encerramento de ano de trabalho.
Pois é, nem à terceira foi de vez. Deu para rir até doer a barriga (o que para mim, não é preciso muito!)
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Norberto II
O Norberto
mãe de dois - Uma coleira?
T - Sim, para passear o Norberto.
Uma coleira...para um caracol...e ainda por cima que se chama Norberto!!!!
....
Caracol domesticado
Raramente nesta terra, onde o vento faz a curva, estão noites agradáveis e convidativas a um passeio. Mas ontem foi umas das poucas excepções à regra, e mesmo numa esplanada à beira mar se estava muito bem.
Pois bem, aqui a mãe de dois, os dois e...(olha ainda não tem nome aqui na chafarica, ora vamos lá então pensar...já tem sim senhora; e foi baptizado aqui - a minha pessoa - para já fica assim ;)).
Recapitulando:
Aqui a mãe de dois, os dois e a minha pessoa aproveitaram a noite rara de acalmia climática para apanhar ar depois de jantar.
Fomos 4 e viemos 4 mais um novo animal de estimação.
O T encontrou um caracol pequenino, que fez questão de levar para casa.
E porque não? A mãe de dois já o fez na sua infância. Um frasco era a casa da Joana (a caracoleta) e os passeios na mão desta mãe eram diários. Até se não quando, a mãe de dois criança se fartou e deu um final fatídico à pobre Joana, que acabou junto dos seus semelhantes numa valente tachada feita pela avó dos dois.
Dar passagem
Hoje ia eu toda fresca, depois de deixar os filhos na escola e campo de férias, tomar o meu cafezinho matinal, quando tive de parar a minha viatura para deixar passar o senhor canídeo que atravessava a estrada na passadeira.
O local é reservado à travessia de peões não referindo, o nosso código da estrada, que estes tenham de ser forçosamente humanos, ou diz?
terça-feira, 30 de junho de 2009
GUINESS
Convenço-me disso a cada dia que passa, ao deparar-me com situações e comportamentos absolutamente surreais. Difícil lidar com algo que pensamos ser tão irreal ou anormal que não esperamos que passe pela cabeça de quem quer que seja.
Pois mas há quem não tenha o mesmo entendimento, e todos os dias consegue surpreender ao passar o limite do que se pensaria ser inultrapassável.
Fantástico, digno de um verdadeiro português natural desta terra aqui plantada no meio do mar apenas ligada a terra por um lado (lado esse que serviria para enfiar para aqui outros tais e não para que pudessem sair). E como bom português o Livro dos Recordes é um objectivo de vida.
sábado, 27 de junho de 2009
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Michael Jackson - Thriller
Quer se goste ou não, foi um grande músico. A nível musical, muito vanguardista e revolucionário.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Mais um final de ano lectivo das actividades
Valham-me todos os músculos e todos os nervos...
segunda-feira, 22 de junho de 2009
hungry eyes
Quem da minha geração não se lembra disto?
A letra é para o meu amor:
I've been meaning to tell you
I've got this feelin that won't subside
I look at you and I fantasize
Your mine tonight
Now I've got you in my sights
CHORUS:
With these hungry eyes
One look at you and I can't disguise
I've got hungry eyes
I feel the magic between you and I
I want to hold you so hear me out
I want to show you what love's all about
Darlin tonight
Now I've got you in my sights
CHORUS
Now I've got you in my sights
With these hungry eyes
Now did I take you by surprise
I need you to see
This love was meant to be
quinta-feira, 18 de junho de 2009
O desconhecido e o arriscar
O não saber o que nos espera, pelo menos para mim que gosto de planear tudo num prazo de anos, é difícil de gerir.
Daí o preferir comodamente a vida que se tem, mesmo que infeliz, que arriscar.
No entanto, tudo tem um limite, e o marasmo que a vida se torna também não se consegue suportar indefinidamente.
Isto tudo para dizer que o temido desconhecido se transformou em algo muito familiar. Familiar no sentido de que tudo me lembra as minhas origens, o meu mundo primitivo.
O irónico de tudo isto é que a incógnita afinal era a minha identidade, e o que tinha como real e conhecido era afinal o irreal.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Morar ou Viver
o conceito de morar com e viver com, e a diferença entre ambos.
O que é morar com alguém e viver com alguém?
Para alguns será clara a resposta, e até intuitiva, para outros nem tanto e ambas as expressões parecerão sinónimos.
Pois não são. Pode morar-se sozinho e viver-se com alguém, podemos morar com alguém de viver com outro alguém, e até mesmo morar com alguém e não viver com ninguém.
De todas, sem duvida que, a última situação é a pior.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Há um ano eu escrevia isto:
..que me pergunto se não terá sido desta que perdi a réstia de amor próprio!
Como é evidente, isto dizia respeito à minha vida conjugal.
Depois disto ainda aguentei mais um ano.
Só mesmo para os mais desatentos é que foi repentino.
Amigo
Isto é o que diz o dicionário de língua portuguesa. Mas o que é realmente um amigo?
Com certeza que o significado e os critérios variam de pessoa para pessoa.
Para mim, há várias características que são imprescindíveis num amigo que podia enumerar aqui mas...não me apetece.
Certo é que, um amigo não pode ser alguém que concorda comigo só para não me chatear: Um amigo a sério é aquele que muitas vezes discorda, nos faz ver as coisas de diferentes ângulos e, quando é preciso, nos puxa as orelhas. Antes de mais, faz tudo isto porque o sentimento que sente por nós é maior e quer que estejamos realmente bem. Se para estarmos bem temos de levar um abanão, o amigo dá-nos esse abanão. Só porque gosta realmente de nós.
Também é certo que nem todos estão preparados para um amigo a sério, e preferem ouvir e ter concordância em vez de ajuda efectiva.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Lata
Com isto tudo, conheço bem os meus limites, e há situações e pessoas que não suporto.
Estar junto de alguém que só não me lixa porque não pode, não tem como, ou não lhe dão essa oportunidade, é sem dúvida algo que não faço. Se o fizer serei tão falsa ou velhaca. Na eventualidade do convívio ser inevitável acabo sempre por pôr os pontos nos i's o que, na maioria das vezes, é muito desagradável.
O pior, é pensar que mesmo que me afaste, há personagens assim que farão sempre parte da mesma "peça de teatro" mesmo que noutro "acto" qualquer que não os que participo.
Já adivinho que isto não vai dar bom resultado! E se me conheço, a ter de levar com isto, vou acabar por dizer o que não quero, mesmo que de uma forma diplomática, como aliás é meu habito.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Origens
A forma como se olha para o mundo onde crescemos muda. Parece que dali nunca saí realmente, e que este período intermédio andei a (como diria o meu moço) espreitar à janela dos outros.
Melhor que voltar a olhar para o nosso mundo com o mesmo olhar e com o mesmo reconhecimento como nosso, é olhar para o da pessoa da nossa vida e ver como que uma réplica do nosso.
Aí temos a certeza que estávamos a ser preparados, preparados um para o outro.
terça-feira, 2 de junho de 2009
O melhor do mundo!
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Brandi Carlile - The Story
Esta é para a MINHA PESSOA
All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true...I was made for you
I climbed across the mountain tops
Swam all across the ocean blue
I crossed all the lines and I broke all the rules
But baby I broke them all for you
Because even when I was flat broke
You made me feel like a million bucks
Yeah you do and I was made for you
You see the smile that's on my mouth
Is hiding the words that don't come out
And all of my friends who think that I'm blessed
They don't know my head is a mess
No, they don't know who I really am
And they don't know what I've been through like you do
And I was made for you...
All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true...I was made for you
Oh yeah it's true... I was made for you
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Vestidos
terça-feira, 26 de maio de 2009
sexta-feira, 22 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Parabéns Filha
Hoje a minha filhota linda faz 6 anos. O primeiro ano que vou ter de a partilhar... Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que a vi, com aquele ar assustado, espantado, de quem acaba de nascer. Linda, linda! A minha menina até para nascer foi serena, uma gravidez tranquila e um parto simples, dos quais retive e aproveitei cada momento. Obrigada filha, por seres como és, por seres a minha filhota e por me dares tanta alegria!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
O regresso
De volta, a retomar a vida, mas renovada. Sim, estive num processo de metamorfose profundo que ainda está a decorrer, mas apenas no aspecto prático da vida. A metamorfose interior está completa, depois de um processo que, inconscientemente, se vinha a desenrolar há uns anos. Culminou numa mudança radical nas ultimas semanas, apenas repentino para os mais desatentos.
terça-feira, 12 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
quarta-feira, 22 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Dia mundial da voz
terça-feira, 14 de abril de 2009
Parabéns Filho
Hoje o meu filhote faz 8 anos.
Como é que um ser que me põe tantas vezes de "cabelo em pé", me dá cabo dos nervos, me absorve tanta energia, tempo e juventude é uma das principais razões da minha existência?
A razão é muito simples: porque é meu filho e é um bocado de mim.
Parabéns filho, uma vida longa e feliz!
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Hot N' Cold - Kate Perry
Tenho a mania de associar a tudo na vida (pessoas e acontecimentos) uma "banda sonora". Seja pela letra ou pela música há sempre qualquer coisa que liga aquela musica àquela pessoa ou àquela situação.
Pois bem, surgiu a letra certa para uma banda sonora para o meu rapaz mais velho (o adoptado por matrimónio)
Não coloco aqui o video porque não tem muito a ver, mas a letra encaixa no moço que nem uma luva.
Então é assim:
Hot N' Cold
Katy Perry
You change your mind like a girl changes clothes!
Yeah, you PMS like a bitch, I would know!
And you always think, always speak cryptically!
I should know that you're no good for me...
'Cause you're hot, then you're cold!
You're yes, then you're no!
You're in and you're out!
You're up and you're down!
You're wrong when it's right!
It's black and it's white!
We fight, we break up!
We kiss, we make up!
You, you don't really wanna stay, no!
You, but you don't really wanna go, oh!
You're hot, then you're cold!
You're yes, then you're no!
You're in and you're out!
You're up and you're down, down, down, down...
We used to be just like twins, so in sync!
The same energy now's a dead battery!
Used to laugh 'bout nothing, now you're plain boring!
I should know that you're not gonna change...
'Cause you're hot, then you're cold!
You're yes, then you're no!
You're in and you're out!
You're up and you're down!
You're wrong, when it's right!
It's black and it's white!
We fight, we break up!
We kiss, we make up!
You, you don't really wanna stay, no!
You, but you don't really wanna go, oh!
You're hot, then you're cold!
You're yes, then you're no!
You're in and you're out!
You're up and you're down!
Someone call the doctor, got a case of a love bipolar!
Stuck on a rollercoaster, can't get off this ride!
You change your mind like a girl changes clothes!
'Cause you're hot, then you're cold!
You're yes, then you're no!
You're in and you're out!
You're up and you're down!
You're wrong when it's right!
It's black and it's white!
We fight, we break up!
We kiss, we make up!
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Cinderella - Heartbreak Station
Esta música tinha lugar de honra no nosso reportório, nas viagens que falei no anterior post ou em qualquer situação que se pegasse na guitarra. Normalmente quem tocava esta era o Bruno e não a Xana. Enquanto ele tocava nós cantavamos como se não houvesse amanhã.
Férias da Pascoa
Era uma altura aguardada todo ano. Apenas nesta semana tínhamos liberdade quase ilimitada. Iamos para a minha casa na terra da minha mãe, onde ficávamos inteiramente sozinhos.
A viagem era feita de comboio e depois autocarro e levávamos quase um dia a chegar. Enquanto esperávamos pelo autocarro a central da rodoviária era o nosso palco:
A Xana tocava guitarra e nós cantávamos. O ar de estrangeiras que por acaso quase todas tínhamos dava-nos um ar cool. Para além da fisionomia ser um pouco exótica a indumentária (muito hippie) ajudava.
Nostalgia!
Let it Rain
And got none
Still Im driven by something I cant explain
Its not a cross, it is a choice
I cannot help but hear his voice
I only wish that I could listen without shame
Chorus
Let it rain
Let it rain on me
Let it rain, oh let it rain
Let it rain on me
I have been a witness to the perfect crime
I wipe the grin off of my face to hide the blame
It isnt worth the tears you cry to have a perfect alibi
Now Im beaten at the hands of my own game
Chorus
It isnt easy to be kind
With all these demons in my mind
I only hope one day Ill be free
I do my best not to complain
My face is dirty from the strain
I only hope one day Ill come clean
Chorus
Come take my hand
We can walk to the light
And without fear
We can see through the darkest night
terça-feira, 31 de março de 2009
ENCANTAMENTO
é sempre diferente. montanha, precipício, brilho.
essa palavra pode ser um olhar. a voz. um olhar.
essa palavra pode ser o espaço de silêncio onde
não se disse uma palavra. brilho, montanha.
essa palavra pode ser uma palavra, qualquer palavra.
há uma palavra mágica que se diz. há um momento.
depois dessa palavra, só depois dessa palavra,
pode começar o amor.
(José Luís Peixoto)
segunda-feira, 30 de março de 2009
Mudança de Hora
quinta-feira, 26 de março de 2009
Playlist do Tiago
Depois de cortar de vez com o Panda no rádio do carro, os dois pequenos voltaram a querer monopolizar o alinhamento musical das viagens matinais a caminho da escola: ou ouvimos a rádio que o Tiago entende, ou terá de ser Shakira e mais especificamente, Hips don't lie.
Mia culpa, mia culpa por se habituarem a ouvir esta música tantas vezes pois fez parte de uma coreografia que por vezes ensaiava em casa. MAS QUE RAIO, JÁ CHEGA! ATÉ NO CARRO?
Vou ali atirar-me da arriba, já volto.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Festa de aniversário e indumentária
Que o Gino é a nova figura animada admirada pelo Tiago já eu aqui tinha referido.
Mas a sua importância é tal que levou o meu filhote a sugerir que a minha grande amiga-rapariga-simpática-que-se-ocupa-sempre-da-logistica-gráfica-dos-eventos-lá-de-casa fosse à festa vestida de Gino.
Ora, és sim amiga, és uma verdadeira palhaça (ou pelo menos é assim que a criançada te vê)
segunda-feira, 16 de março de 2009
Desafio (3+6) Solução
A Su foi quem acertou em todas. Para quem me conhece pessoalmente era canja, e nisso ela teve vantagem! ;)
E não, não há prémio nenhum. É mesmo só pelo gozo.
Então, vamos lá ver:
1 - Adoro futebol - Mentira. Detesto futebol;
2 - Sou preguiçosa e lenta em tudo que faço - Mentira. Não suporto ociosidade e não consigo fazer nada devagar (nem falar);
3 - Já dancei ballet num espectáculo a sério (não só para os paisinhos) para uma plateia repleta - Verdade;
4 - Fiz teatro durante 3 anos e assim que os dois me libertarem mais, entro novamente para um grupo de teatro - Verdade;
5 - Gosto do frio - Verdade. Achei curioso a proporção de pessoas que achavam que era mentira;
6 - Não sei nadar - Mentira;
7 - Sou muito selectiva nas minhas amizades - Verdade;
8 - Já fumei e muito - Verdade. Interrompia durante o período de gravidez e amamentação mas depois voltava sempre a fumar. Até que há quase 4 anos deixei de vez;
9 - Já ganhei um concurso de danças de salão - Verdade;
E pronto já está.
terça-feira, 10 de março de 2009
Desafio (3+6)
Tenho que dizer 9 coisas sobre mim, sendo que delas 3 não são verdadeiras.
Depois deve-se passar o desafio a outros 9 blogs. Os desafiados devem dizer no seu post quais as 3 coisas, das 9 que escrevi, que acham que é mentira.
Quem quiser participar também pode deixar a sua opinião nos comentários.
Então, vamos lá ver:
1 - Adoro futebol
2 - Sou preguiçosa e lenta em tudo que faço
3 - Já dancei ballet num espectáculo a sério (não só para os paisinhos) para uma plateia repleta.
4 - Fiz teatro durante 3 anos e assim que os dois me libertarem mais, entro novamente para um grupo de teatro
5 - Gosto do frio
6 - Não sei nadar
7 - Sou muito selectiva nas minhas amizades
8 - Já fumei e muito
9 - Já ganhei um concurso de danças de salão.
E pronto já está.
Lanço-o a todos que queiram participar. A caixa dos comentários está à espera dos vossos palpites
domingo, 8 de março de 2009
Dia Internacional da Mulher II
Ser Mulher
Ser mulher
É ser esposa e companheira
Amante terna e fagueira
Que o amor sabe entender
Ser mulher
É ser mãe e conselheira
Dedicada de alma inteira
A que devota o seu ser.
Ser mulher
É ser do lar timoneira
Na doença a enfermeira
É dar mais que receber
Ser mulher
É ser fonte d'existência
Que cala a voz da ciência
A força de ser mulher...
Ser mulher não é somente
A figura e a fulgência
É muito mais transcendente
Do que essa mera aparência.
Ser mulher é ter coragem
De pôr fim à injustiça
Dessa humilhante imagem
Que outrora a fez submissa.
Ser mulher é dizer não
Ao abuso e violência
À vil discriminação
E à austera prepotência.
Ser mulher é procurar
O direito à igualdade
E sem tabus comungar
Tudo com justa equidade
Ser mulher é esse alguém
Avó, neta, irmã ou filha
Devotada esposa e mãe
Que o seu amor compartilha.
Ser mulher é sim lutar
Para ser compreendida
E sem medo conquistar
Os seus direitos na vida !...
Euclides Cavaco